Pular para o conteúdo principal

IAM

Meu pai acorda. Vê o mundo girar e o corpo todo travar. Uma ardência próximo ao estômago, um mal estar generalizado. Suava muito.

Ao constatarem a gravidade, achando que era infarto, levam à Dr. Waldeck. Mas para a surpresa de todos, o médico cardiologista diagnostica que não, é apenas um mal estar. O pai volta pra casa mais tranquilo.

Todos vão seguir sua vida, e o pai fica descansando, sozinho.

Outro ataque. Só que agora muito mais forte. O corpo desaba, o cérebro trava, tilt geral. A dor é lancinante, o velhinho agoniza, e num gesto de força de só quem luta pela vida, consegue ainda clamar por socorro.

Levam ao Hospital Regional. Pânico, emergência. Dr. Augusto dá uma olhada e constata: Infarto Agudo, e vai seguir sua vida. Para ele, apenas mais um pobre e velho agoniza de dor com poucas chances de vida e existem coisas mais importantes a fazer como tomar um café, flertar as enfermeiras ou dar uma barrigada por exemplo.

Sou avisado. No telefone ouço o forte velhinho gemendo de dor. Largo clientes na mesa e saio em devaneio. Cabeça longe, tenho 200Km pra percorrer.

Graças a Deus, nesse mesmo hospital temos um primo: Dr. Wagner. Ao saber que o tio sofrera o infarto, sai da obstetrícia e vai ampará-lo. Sabia que invadia o espaço do colega que respondia pelo setor de Clínica Geral e Emergência. Meros protocolos, maldita Burocracia. Pra merda com a Burocracia: internem esse homem e façam os procedimentos, ele ordena e são atendidos.

Tenho sempre comigo que para sobreviver neste mundo você precisa de um amigo médico, um advogado e um gerente de banco. Um kit básico. Vai por mim.

Chego no hospital e vejo, todo frágil, o homem forte que conheço desde quando meu braço era mais fino que seu polegar. Aplicaram Morfina nele, um derivado do ópio. Eu já tinha lido que a dor de um infarto é mais forte que a da cólica renal e quem já sentiu essa cólica sabe do que eu estou falando. Faz parecer a dor do parto uma unha encravada.

O pai é forte. com 5 dias ele recebe alta; mas uma alta falsa, pois temos que ver o que realmente aconteceu.

Então, após alguns dias chega um bilhete de um cardiologista em minhas mãos. Vamos à Montes Claros/MG onde tem uma medicina mais avançada, temos que fazer um exame chamado Cateterismo e voltar.

Essa era a teoria. Na prática o exame mostrou que o caso era mais sério e que só o cateterismo não resolveria. Dr. Gyovany firme, sério e profissional como todo médico deve ser, falou na lata: O caso é grave, vai ter que fazer uma ponte de safena e não posso deixar que o senhor vá embora assim, pois quando ter novamente com certeza não sobreviverá.

Um choque. Como assim? Tínhamos vindo fazer só um exame e voltar no mesmo dia. Não trouxemos nada...

Eu já tinha estudado isso. As 5 fases psíquicas da doença: Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação e decidi pular logo pra última. Mas como é difícil. Muito difícil.

Temos que nos agarrar a alguma coisa, ao que temos quando um Tsunami varre nossa vida. Não existe melhor definição: É um Tsunami. Você fica pateta. A existência perde todo sentido.

Nesta hora você se dá conta de sua insignificância. Você percebe a realidade, Você se dá conta do seu tamanho em relação à estrela Canis Majoris, por exemplo.

E está chegando a hora de partir, de deixar sua mãe e pai em prantos, numa terra estranha.

Mas Deus é Mais. Deus é Pai e não desampara seus filhos. Deus é Fiel. Meu Deus é Grande, é o Deus do Impossível e manda um anjo que atende pelo nome de Nilza para
amparar e ajudar e assim o fez, somando aos outros anjos enviados por Deus, no exercício de suas funções de Médicos e Enfermeiros.

E assim passa infindáveis momentos, contados entre suspiros e sofrimento e sentindo todo impacto da teoria da relatividade, ou como de que lado da porta do banheiro você está quando mais precisa. A verdade é que num hospital, um dia parece um ano. Cada segundo, uma eternidade.

Tudo deu certo a cirurgia foi realizada. Vim buscar meu pai, milagrosamente melhor. Palavras são poucas para agradecer uma vida. Poderemos passar mais bons momentos juntos. O dia dos pais não será triste.

***

Algumas curiosidades:

Resumidamente nunca será tão duro como realmente foi. Tenho mais dificuldades de sorrir hoje em dia e tenho ficado mais triste, sem querer. Tomei raiva de gordura ou frituras tamanho o trauma.

Assistir House faz você querer ser médico.

Meu pai estava com 90% da veia comprometida e o tipo de infarto que ele teve costuma ser fatal.

Sou a favor de uma Lei, a exemplo do Projeto de Lei do senador Cristovam Buarque, mas que todos políticos só sejam atendidos em Hospitais Públicos. De preferência em seu estado viu, Sarney?

IAM tecnicamente significa Infarto Agudo do Miocárdio.

Comentários

© 2020 FIBP84UZ

Designed by Open Themes & Nahuatl.mx.